Trail de Santa Justa_2018


Resultado de imagem para santa justa 2018




A fechar a temporada...
     Sobre o fim de semana...a prova que fecha a temporada de trail, iniciando assim o "descanso" de provas e loucuras..venha o mês de descanso! A prova, o trail de Santa Justa, não deixa de ser uma prova difícil com as constantes subidas e descidas, testando os nosso limites físicos... Por norma o calor também aperta com todos os participantes, este ano, iniciou um pouco tímido...ao chegar ao local lá fui vendo a malta que vou conhecendo nestas loucuras dois dedos de conversa e vamos lá para a loucura...
A partida e o sino...
     Toque do sino da capela e partida, encosta abaixo, começando a ir a um ritmo muito rápido... Para mim claro... Nos primeiros 2km, praticamente em descida constante, (ouvi dizer, os primeiros o fizeram a um ritmo de 3:15/Km, UAU). Após a conclusão da descida vamos lá monte acima, após 3km, estávamos outra vez na capela de Santa Justa, ops, uma espécie de km vertical logo a começar? Rica prenda este ano, seguindo a loucura, tá a descer outra vx, claro q vou resumir a prova, não consigo descrever todas as emoções km a km, 😂😂😂, originava uma descrição nada interessante...
A partida...
A "competição"...
     Durante todo o percurso, fui passando colegas, incentivando amigas e amigos, brincando com o sofrimento... Sim malta, claro que se sofre, mas isto dá me um gozo enorme. Tentei incentivar uma amiga a não desistir, a cerca de meio da prova, sentia-me bem, diferente do habitual, apesar das subidas e descidas constantes, sentia-me bem fisicamente e psicólogicamente. As subidas, para mim, por vezes são aborrecidas, quando tewmos de abrandar por ser "Single Track", assim como nas descidas, onde sou muito louco e não tenho medo de cair e ainda consigo descer em velocidade... Quer dizer... Alguma velocidade... Não sou assim tão rápido!! Para tentar transmitir um pouco da ideia da prova, subidas, que só consegues subir de "gatas" devido à inclinação, parecem mais dois degraus sobrepostos em altura, o esforço aumenta e muito. Mas siga para a segunda metade da prova, nada dói, nem na subida, nem na descida... Chega aquela fase da prova, em que os lugares são os mesmos, em que a malta, ora passas tu, ora passo eu, ora sobes mais rápido, ou subo eu... Porque mentalmente, temos de nos manter ocupados, acho que acabamos por competir entre nós, não para mostrar nada a ninguém, mas porque é saudável sermos melhores, não em relação a ninguém... Mas também isto nos dá umas certas "vitaminas", de tal forma que amamos este desporto!!!
Uma "parede"...
    Começo a determinado momento, na brincadeira com a malta, pois estávamos perante uma grande "parede", tentava esconder q tava partido e só pensava nas vistas quando chega-se ao topo... Oiço um comentário de alguém que dizia que este ano o pessoal é todo antipático, respondi... Quando o pessoal começa a sofrer, quase nem agradecem ou dizem bom dia... Mas sabemos para o que vamos e os outros não pagam as nossas loucuras... Sim... Fui eu que me inscrevi, ninguém me obrigou... Por isso...alegria.. Porque o louco sou eu e as pessoas, nos abastecimentos, da organização, estão a fazer o seu melhor para proporcionar um dia diferente há malta e querem que corra tudo bem... E correu... Grato a todos!!! E a prova contínua...
Morrendo e continuando...
    Estava bem, mas pensava que a subida final, o famoso km vertical, até há meta, é sempre a cereja em cima do bolo... Lembro-me do abastecimento da Aldeia de Couce, até porque as provas por estes lados já somam um número elevado e conheço bem esta zona, mentalmente falando, porque fisicamente... Esqueço-me sempre... Depois da aldeia, sempre a subir e se sobe, apanhamos os participantes das provas mais curtas e isso atrasa um pouco, mas digamos que será apenas uns minutos, mas eu pelo menos fico impaciente, não quero mostrar nada a ninguém, mas em prova... Temos a nossa lufada de oxigénio e temos de aproveitar, as vezes, mais há frente morremos... Mas enfim... Cada um é que sabe...
Descida técnica...
    Seguindo até a suposta descida do rio, sem água, mas pedra mesmo muita pedra, tornando esta descida perigosa e bastante técnica, mas lá está, não tenho juízo e a malta com cabeça desce com cuidado, eu... Impaciente porque adoro descer rápido e quando apanhei oportunidade, siga... Passadiço em madeira e a pressentir que estava quase a chegar ao fim... Mais um pouco de calor...Mais um pouco de serra, já o pessoal em prova estava farto!!!! O meu corpo começa a demonstrar o cansaço, começo a sentir-me enjoado, com vontade de vomitar, mudo o ritmo para caminhada. Analiso a causa deste enjoo anormal, não abuso de géis, não abuso de isotónicos, não estava a perceber... Até que, fez se luz... Pois claro, quase não comeste em prova, parece que andas há pouco nisto... Enfim, raios!!! Mas fui gerindo... Lá foi passando pouco a pouco, siga... Comecei a sentir o cheiro da meta... Finalmente, o fornecimento de água final, descobri duas coisas, prova quase concluída e o km vertical estava há minha frente...
A terminar em subida...
    Se tinha dúvidas, a organização coloca uma informação, meta a 1300 metros... Porra... Sempre a subir... Vamos lá... Não consigo garantir quanto tempo demorei a subir... Mas passo a passo... Verificando que não estava morto... Mas a morrer... Ahahahah... Ainda conseguia passar malta... Tentava motivar a malta, alguns já com caimbras, outros cansados... Porque isto é durito... Há medida que vou subindo... Começo a ouvir as vozes da meta... Sinal que falta cada vez menos como era de esperar... Finalmente... Meta... Água fresca de torneira numa espécie de chuveiro, uma pessoa a molhar a malta, que soube pela alma...4h20m45s...UAU...
Eu... Em modo de subida...

A conclusão e a sensação de dever cumprido...
    Para mim foi uma sensação única ver aquele tempo de conclusao de prova... Apenas ser melhor em relação ao ano anterior... Mas retirar uma hora... Espetáculo!!! Prova terminada, bem organizada, vamos ver para o próximo ano se volto, adoro esta prova, mas cada vez surgem mais provas em Portugal, por isso, vamos ver as datas... Gratifico toda a organização por tudo... Só quem ama os trilhos... Consegue organizar uma prova assim...
A conclusão e a entrega da medalha...

Abraço a todos os amigos do Trail que nos vamos cruzando em prova, algumas amizades ficam, outras são momentos em prova...
Lobo Solitário em breve com novas descrições...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final