Freita Sky Running 2019



FREITA SKYRUNNING 2019



Freita SkyRace 2019
                
                 A iniciar a época, no dia 05 de Outubro, em representação de OPraticante.pt, num Trail com uma dificuldade acima do normal e tendo em conta que estamos perante uma prova de montanha, surge a oportunidade de participar nesta prova. Duas distâncias competitivas, os 42 Km (Sky Marathon) com um acumulado de 2800 D+ e os 25 Km (SkyRace) com um acumulado de 1500 D+. Outro desafio, seria a “Freita Vertical” uma prova de 4 Km, com um acumulado positivo de 850 metros. Uma caminhada, com a sua dificuldade associada a completar os desafios disponíveis para os participantes.
A organização, desta 3ª Edição, está sob a responsabilidade da Associação Desportiva e Cultural de Felgueira, em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e em cooperação com instituições públicas e privadas, sendo uma prova pontuável para os campeonatos nacionais e internacionais, previa-se assim uma prova bastante competitiva.

A Viagem…
                Mais um dia, que seria um sábado para uma viagem até Felgueira. Tendo em conta que seria uma prova perto de casa, já bem conhecida a Freita, pela sua dificuldade, decidi não me inscrever no percurso mais longo, pois as minhas tentativas nas provas de Sky Running, não tem tido o melhor desfecho… Mas a seu tempo irei melhorar. Decidi desafiar-me na distância de 25k, “Lobo Solitário” onde se sente em casa…
                Ao chegar ao local, levantamento de dorsal, perceber onde seria a partida, rever a malta dos Trail’s e trocar ideias de percursos realizados experiências anteriores, com malta que partilha da mesma paixão. Com as minhas conterrâneas, neste caso, as meninas da minha localidade. Tudo pronto, lá fomos para o local da partida, um pouco distante da meta, fomos em convívio caminhando… Mas neste percurso, ouvimos a partida dos atletas da distância mais longa, em poucos minutos se cruzam connosco e lá iam em primeiro as máquinas… Que capacidade física excelente, vi algumas caras conhecidas e o meu apoio para a malta é irresistível, pois sei que não será fácil… vejo que a equipa do EDV Viana Trail, segue logo em primeiro nos primeiros metros e assim se iriam manter até ao final…





A Partida…
                Depois do controlo de material obrigatório, pois contava para o campeonato de nacional, umas informações sobre a prova e a sinalética existente, ou seja, o Briefing, os votos de uma boa prova, contagem decrescente e siga para a loucura…
                Na partida, sinto-me a morrer em poucos metros, pois era a subir e tinha de aquecer primeiro, uma sensação de falta de ar inicial, como é hábito até calibrar o sistema… após a subida inicial e já depois de ter realizado um pouco de caminhada, cerca do Km3 inicia-se uma descida, a sentir me bem e começo a acelerar a passada, porque a descer, até nem sou mau, mas a subir sou muito, muito lento…



Rumando até ao km17…
                Grande parte da prova, com algumas subidas mais intensas, mas de curta distância, as descidas iam compensando as subidas, sendo possível ganhar algum tempo, mas as descidas tornavam-se técnicas, eu até gosto e sinto-me confortável, as subidas, mesmo curtas, dá sempre para uma boa caminhada… Vamos trocando dois dedos de conversa com os atletas, sobre diversos temas, não simplesmente sobre provas e desafios, a cada Km sentia-me bem, penso que estou novamente a evoluir, mas ainda com falta de treino e com uns kilos em excesso, a seu tempo tudo irá ser conseguido…
                Não pensem que estes Km’s da prova são muito fáceis, início uma subida em estradão e durante um tempo vamos em par, conversando com uma conterrânea que tem dado cartas nestes desafios de corrida, Palmira, vai confessando que  neste tipo de desafio é a sua primeira experiência, mas aqui sente uma paz acima do normal, oh amiga, como te compreendo, porque foi na montanha que encontrei a minha paz interior e o meu eu… Mais uma descida e lá vou eu, decido não parar no abastecimento, ingiro um pouco de marmelada e continuo… abastecimentos bastante completos…  
                Surge um single-track, uma levada, uma zona um pouco perigosa, em que seguimos a passo, se não tivesse ninguém pela frente, ainda dava para correr, mas lá vou indo e respeitando a passada dos parceiros… a descida em estradão em direção à passagem de um riacho e logo penso, caramba eu conheço isto, já aqui passei, agora estava a iniciar a dificuldade…






Km's Verticais…
                A prova tinha começado, a parte mais dura, a falta de treino de força já estava a ser sentida nas subidas e já nem lembrava destas subidas, uma zona em que outras provas passam por aqui, mas o objetivo era terminar, se melhorar, excelente. Chego ao Km 17 com cerca de 3 horas, estava satisfeito com a média de prova, até aqui…
                Nestas subidas, a água começa a escassear, estava numa parte da prova que me custava de subir, uma zona de escalada, ia parando, sabia que o abastecimento estava perto e fazia a gestão da pouca água, sentia o corpo a ferver, com a temperatura corporal em alta…  Não sabia o tempo que ia demorar, a realizar aqueles Km’s verticais, mas estava com atitude para subir… Mais uma troca de “queixas” com a malta e vejo que estava a metros do abastecimento… Apenas de líquidos, mas não fazia falta de mais nada. Abasteço as minhas garrafas e contínuo serra acima, de veria de faltar mais uns km’s para terminar aquela parede acho que seria a zona mais intensa da prova, apesar de ter menos inclinação do que a anterior, penso eu. Entretanto, o primeiro da prova mais longa passa por mim com uma passada intensa e um ritmo certo, o pensamento é sempre o mesmo... UAU… Como se treina para isto?… Ahahahah…





Km20…
                Finalmente, chego ao último abastecimento, não estava impecável, mas pensaria estar muito pior… Depois deste ponto, seriam os últimos Km’s até há meta, começa a descida e consigo embalar, uma descida um pouco técnica mas nada do outro mundo, as articulações davam um ar da sua graça, queixavam-se mas tentava manter um ritmo constante… Umas subidas para o pessoal não pensar eu isto seria uma festa, uma parte da prova em que maioritariamente seria em descida, lá gravo o directo habitual para as redes socias… Começo a ouvir o speaker e a animação da meta, sabia que era a última subida, mas vou a passo, já não tenho pernas. Fico satisfeito porque “puxei” por mim e dei o meu melhor… Termino na posição 42 da geral com o tempo de 4h18m26s, mais uma representação bem sucedida pelo projecto OPraticante.pt.




Parabéns à Organização…
                 Mais uma prova, com uma dificuldade associada, realizada por esta organização. De facto, uma prova de atletas para atletas, nada a apontar desde as marcações aos abastecimentos e a parte final, ou seja, o abastecimento final...



Impecável, com uma sopa, sandes e uma bebida. Tudo bem organizado e conseguiram decerto superar o que pretendiam e proporcionar um dia com desafios acima da média e um domingo para quem ama a montanha…

Até Breve… “Lobo Solitário” nos trilhos…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final