Europarque BioRun


Europarque BioRun

Foto retirada do site Lap2Go
                No passado dia 17 de Novembro ocorreu mais um evento, organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com o apoio da RunforFeira. Um percurso circular pelo zonas limítrofes do Europarque, uma mistura de estrada e Trail com duas opções de participação o percurso de duas voltas, totalizando um total de 10 Km, de carácter competitivo com os respectivos prémios e uma opção de caminhada de 5 Km.

PortugalFit’19

Retirado do site PortugalFit’19


                Este ano a zona de partida e da meta, foram ligeiramente alteradas estava a ocorrer um evento de importância a nível nacional, PortugalFit’19, várias acções de formação, workshops, várias marcas representadas com descontos e promoções locais, no mundo do fitness, alimentação, mente e estratégias de gestão. Eu próprio pude dar uma espreitada numa aula de zumba com visão do exterior, que convidava a entrar neste evento, para aprender qualquer assunto. Com este evento, a acontecer no Europarque, surgia uma imensidão de carros no parque de estacionamento e na minha opinião, a adesão aos eventos desportivos tem aumentado ano após ano, pela aposta realizada pela Câmara Municipal.

O Início…


Fotos de Manuel Martins
Fotos de Manuel Martins
Nesta prova, o levantamento de dorsais foi realizado no dia anterior, a deslocação era perto e não existia a distribuição de dorsais no dia. Decerto que existiu algumas excepções para quem viajava de mais longe. Um passeio pelo parque a ver os patos, que a comunidade tem vindo a aumentar e as já as famosas carpas que se encontram no lago, com tamanhos surpreendentes, tinha sugerido levar pão para alimentar os animais e em simultâneo podíamos observar os tamanhos descomunais dos peixes. Passamos pelo café local para um café e a equipa que representa OPraticante.pt, tinha de dar uma voltinha para um ligeiro aquecimento, a chuva não era convidativa e lá fizemos um aquecimento curto e rápido pela zona do parque e fomos para a partida…

A prova…
                Já no local de partida a chuva “refrescava” as mentes, notava-se o nervosismo de alguns participantes e o Lobo solitário (eu), fico sempre um pouco, nervosismo saudável. Também estava presente a claque que desta vez se refugiou no café local, pudera com esta chuva. Contagem decrescente e ai vamos nós rumo ao desafio, a prova prometa ser traiçoeira, quando oiço um título de “Bio”, não fico confortável e a minha mente já não se recordava do percurso. Iniciamos em alcatrão numa subida “manhosa”, pois sobe ligeiramente, mas o até ao ponto de retorno é sempre em subida constante, após este ponto, tudo o que sobe desce e estávamos a ver a malta em dificuldades na subida e a tentar encontrar alguém conhecido, como é habito, para incentivar ou talvez, em alguns casos, para demonstrar que já vamos na frente. Cada um com a sua maneira de ser, o companheiro de equipa, o Fernando, já ia destacado na frente…


Trilhos…
                Depois do alcatrão entramos numa zona de trilho, mas algo curto, pouco depois estávamos novamente em estrada, uma mistura e mais uma rampa que abanava a cada passada dos atletas. Mas tudo o que abana é bom sinal e assim tem de ser, segundo a engenharia… Ahahahah… Muita adesão a esta prova, não pensava que teria tanta adesão, mas gostei de ver pois a prova fica com mais magia e espírito competitivo. Visualizo ao longe uma zona com muita lama, o que me ocorre de imediato, escolhi mal as sapatilhas de prova, tinha de ser sapatilhas para Trail, pois assim seria uma luta entre o equilíbrio e a corrida….


Gatinhando pela lama…

                Não tínhamos opções de fuga, a lama era abundante devido aos dias anteriores de muita chuva, neste dia, apesar de a chuva acompanhar a cada passo, até foi agradável correr assim, era possível ir arrefecendo a “máquina”. A dada altura, os trilhos complicam, com uma descida acentuada e todos tínhamos receio de cair, mas nestas circunstâncias a regra é não travar, acelerar, pelas duas passagens consegui ultrapassar bem este obstáculo. Na subida seguinte, o ritmo era abrandado por todos, uns pediam cordas ”reclamando” com a organização, outros como eu, iam gatinhando pela lama, tentando chegar ao ponto mais alto e continuar a prova, entre empurrões e puxões, a malta entre ajudava-se e agradecimentos não faltavam, basicamente, o espírito de Trail e não de competição. Será que o ser humano com as dificuldades fica mais doce e compreensivo entre eles?


Linha da meta…

Foto de Laurinda Vicente
                Depois deste lamaçal, entravamos novamente em estrada, o que era bom para recuperar algum fôlego e perceber que estamos a concluir a primeira volta. Muito apoio se via na linha de passagem, a meio da prova, mas a linha da meta seria após 5 km. Não tenho muito para acrescentar na segunda volta, o percurso era exactamente o mesmo com a agravante que a lama, estaria mais solta e as zonas de passagem seria praticamente mais difíceis. Saliento a dificuldade que tive a passar de uma zona de trilho para o percurso em volta do lago, em que a relva começou a ficar muito remexida e tínhamos de fugir da zona em que mais atletas tinham efectuado a sua passagem. A sentir-me motivado acelero na recta final e lá estava a minha fã esperando por mim, mesmo com este tempo desagradável. 
Consegui concluir a prova em 58m40s, ficando em 114º Lugar no meu escalão (M40) e 351º na geral. O Fernando Mendes, concluiu a prova, com o tempo de 53m08s, na posição 200 na geral e em 64º lugar no escalão (M40). As restantes classificações da prova, podem ser consultadas AQUI.

Análise da prova…


Foto de Manuel Martins

               
Em análise a este evento, dou uma boa avaliação, parecendo um desafio fácil, a lama em excesso dos trilhos aumentou a fasquia do desafio, no entanto, tendo sido uma prova que completava o desafio de 3 provas e as medalhas juntas eram alusivas ao castelo existente nesta região, embora na minha opinião, a box que era vendida em separado para a junção das 3 medalhas ser bastante agradável e de uma beleza única, poderia ser a continuar ser vendida para os possíveis interessados. Mas penso que a data limite seria até ao domingo da prova. Os banhos em boas condições, quentes e agradáveis, mas com um limite horário um pouco curto. O facto de no local estar a ocorrer outro evento dinamizou a prova e o local, mas caso pretendam, recomendo que pesquisem e se inscrevam nas provas organizadas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pois tem tido bastante adesão e são muito completas. notando-se evolução a cada organização de eventos diferentes.

Almoço…

                Depois da prova e do respectivo banho, tinha de comer uma francesinha, alguns locais que conhecia aqui na cidade e outros que me sugeriram entretanto. Era dia de descanso nos restaurantes que tinha na minha lista… Após uma pesquisa e soluções possíveis encontramos a Cervejaria Norte, recomendo as cervejas artesanais disponíveis e uns pratos de carne com um nome sugestivo, mas a ideia era francesinha e assim foi… Depois de um bom almoço, rumo a casa para o merecido descanso…


Retirado do site Lifecooler



                Assim foi mais uma representação de OPraticante.pt, por terras de Santa Maria da Feira. O último grande desafio do ano, será a próxima semana, depois farei mais uma descrição, sobre “Lobo Solitário” nos trilhos e de volta às loucuras… Até Breve!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final