X-mas F.O.D.A.

Nesta época natalícia (X-mas) Fumo’s Organization for Dynamic Athletes, estaria prevista a presença do atleta Hélio Fumo, para as famosas selfies, mas por motivos pessoais, encontrou-se ausente, por uma boa razão, parabéns por seres pai. Um Trail em modo de treino, foi desta forma que um grupo de boa disposição se juntou e reuniu as condições necessárias para proporcionar uma reunião de amantes desta modalidade e ter conseguido organizar um evento solidário. O custo da participação seria produtos alimentares ou de higiene para doar a uma instituição, no entanto, nada foi deixado ao acaso, tudo bem elaborado pelo grupo Trilhos dos Pernetas em colaboração da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Domingo chuvoso…

Este seria mais uma “prova” para o “Lobo Solitário” se desafiar, percorrer os trilhos e ter a possibilidade de contribuir para uma instituição. Um desafio perto de casa, apesar de não ser no âmbito competitivo seria bom para testar os limites, pois o domingo chuvoso era certo e o frio não iria abandonar os participantes. Desta vez não me aventurei sozinho e partilhamos carro, como ia há distância mais longa, lá tinham de esperar por mim, não era visto como um problema para a Ana e para o Pedro. Fomos levantar o que tínhamos direito, não as ofertas habitualmente dadas pelas organizações, mas desta vez a oferta seria dos participantes, no entanto, o sorteio de vários prémios tiveram lugar 15 minutos antes da partida, sempre com muita diversão.


Partida…

Depois dos sorteios iniciais, não fui contemplado com nada, mas sou grato por ter conseguido realizar um donativo e entreguei várias, pensando em parte na ceia de Natal. Nada de controle na partida e após a separação dos participantes dos 19 km e da prova dos 10 km, pouco depois da hora prevista, é dada a partida e seguimos em direcção ao frio e à chuva, fruta da época. Em pouco tempo, estávamos nos trilhos, curioso com o que poderia encontrar, mas desde logo percebo que as marcações estavam bem sinalizadas, monte acima e monte abaixo, muita lama e água, pouca estrada… Uma pequena paragem num single track e uma subida curta e acentuada, com pequenos degraus e a malta lá tinha de colocar as mãos para auxiliar a pequena escalada.


Separação de percursos…

O Trail estava a correr bem, no entanto, consigo perceber esta fase inicial não estava de todo fácil, pois o corpo não estava a reagir, sentia-me lento e as subidas estavam a ser penosas, mas é sempre assim na fase inicial, apenas depois de cerca de 8 a 10 km consigo acelerar e manter um ritmo constante. Após a separação dos percursos, pensei que seria a parte mais ligeira para a distância mais longa, estava redondamente enganado. Quando começo a sentir-me mais solto, não sei se por uma ligeira descida se pelo tempo que a prova decorria, começo a aumentar o ritmo, surge ao km 9 uma verdadeira “parede”, quando pensas que seria fácil… Passo a passo, vou subindo com o objetivo de chegar ao topo…

Descida técnica…

Era nesta fase que surgiam as verdadeiras subidas, quanto mais subimos mais sentido era o vento, chuva e frio, não faltavam ingredientes para a prova ser bem sucedida... Ahahah… Depois de subidas constantes e acentuadas início uma descida, onde me sinto bem e gosto, em pouco visualizo o primeiro abastecimento da prova, abastecer as garrafas comer algo, para um evento solidário e para a distância do desafio os abastecimentos estavam completos, um pouco de tudo. Em tom de brincadeira, não podiam estes organizadores entrar numa de sérios, é por isso que este grupo é excelente, organiza bem e sempre com bastante animação, somos alertados que o estradão iria continuar e depois iria surgir uma descida técnica, um pouco perigosa, pensei, bom descida técnica, estou em casa…


Recuperar o tempo…

Estava embalado na descida, apenas sei que aqui me sinto motivado, até consigo por vezes, recuperar algum tempo. Após terminar o estradão, surgia a parte da pedra solta que tínhamos sido alertados, mas como sempre digo, um dia corre mal e ficas com medo de descer… Ahahah… Vou saltando de pedra e pedra, passando malta mais receosa mas não consigo ir lento, por vezes, dou uma ou duas passadas para recuperar um pouco o fôlego e sigo a curtir as descidas. Quando termina, voltamos a apanhar o trilho em conjunto com a prova dos 10 km e claro que a contagem decrescente para o final da prova já tinha começado a algum tempo, mas até aqui não me tinha cruzado por rio, mas cada vez estava a ser mais difícil de conseguir me manter seco…

Lama e muita água…

Seria a partir daqui que estávamos a ser presenteados com muita lama e caminhos sem possível escapatória aos “lagos” de água. Em pouca distância, surge água sem escapatória, rapidamente o nível alcança a cintura e uma mistura de lama e água inunda a roupa, correr nesta zona torna-se difícil, mas arrisco, uma boa escorregadela e caí de rabo no chão, rapidamente me levanto e tento correr, equilibrando-me, por meio de rodados escondidos debaixo da água lamacenta… Já faltava pouco pois a meta já era visível, ou melhor as zonas circundantes do campo de futebol, uma subida e estaria concluído…

A sandes e a bejeca…


Este evento já está concluído, mas quando pensava em ir tomar banho, pedem para comermos a sande e a cerveja que estava incluída, esta organização não deixa nada ao acaso. E vos confesso estava excelente, confesso que estava com fome e esta “medalha” final soube pela alma. Buscar o saco e tomar um banho, pena estar frio, mas o sistema não deve estar preparado para tanta adesão de malta louca… Ahahah

Avaliação final…

A minha avaliação da prova é excelente, na minha opinião nada faltou, desde as excelentes marcações, abastecimentos completos e o menu final, abre o apetite para a prova no dia 1 de Maio organizado por esta malta, por isso recomendo a vossa inscrição no Trilho dos Pernetas edição 4.7 – edição “anda cá que eu não te aleijo”, no final presenteados com uma sandes de presunto com ovo estrelado e a famosa “bejeca”, a distância de 50 km encontra-se já esgotada… Ahahah.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final