O Trail e as limitações…


Ora boas, cá estou eu, mais uma vez a tentar passar as emoções, desta vez não sobre uma prova ou um Trail mas sobre a situação actual que vivemos e a falta que o Trail me faz e o despertar no meio da montanha…

Como sabem sou um amante de Trail e todos os fins-de-semana as rotinas eram constantes. Seguia para desafios por este Portugal, em diversas distâncias para a superação pessoal e para realizar o meu equilíbrio físico e mental. Com o surgimento desta pandemia, tudo foi cancelado, anulado e limitado, optei, com um grupo de amigos me desafiar, através de rotas e orientados pelos PR’s existentes e segmentos disponibilizados, lá íamos descobrindo o bonito das serras. Com o evoluir da situação mais restrições foram impostas e de momento, tento treinar, tento manter a sanidade mental, afasto-me das notícias, mas estou atento, tenho os cuidados necessários para passar sem ser “apanhado” pelo bicho.

As saudades vão aumentando, já passaram 9 meses sem provas… sem sentir o desafio… a dificuldade… a adrenalina… a emoção.


Mas afinal, o que é isto do Trail? Um “louco” desmedido que se atreve a invadir trilhos pela natureza, colocando por vezes a sua integridade física em perigo? Um “Lobo Solitário” que se testa os limites físicos e psicológicos na montanha? Um ser equipado enfrentando as baixas temperaturas, quase a entrar em hipotermia mas que se consegue superar? Um estado mental em que choras e te libertas quando sentes que estás quase no limite e ainda tens muitos km’s pela frente para concluíres algo a que te auto propuseste? Quantos de vocês não se inscreveram em algo e durante o percurso se questionaram, mas qual a razão de me meter nisto?

 

Nada disso, o Trail, é muito mais que isso, sim, é a introspecção, é a análise emocional, é o equilíbrio de energias, mas é também o facto de conheceres histórias de vida, de superação dos companheiros/as de Trail que vais conhecendo. São as vivências alheias que relativizam os teus problemas, consegues perceber que as tuas queixas são algo de fútil, algo banais, não tens de te queixar porque tens esta vida a apenas ser grato pelo que tens.

Mas o Trail é só isto? Não, também são os jantares com malta que tem o mesmo estilo de vida, as mesmas ambições ou maiores, uma amizade “louca” entre nós, uma partilha, uma divisão de despesas apenas para termos mais oportunidade para usufruir de outros trilhos e outros locais, uma camaradagem indescritível, um apoio constante. Quando pensas que estás sozinho e em dificuldade, sentes no coração as palavras verdadeiras de quem sente o mesmo, de quem respira a mesma “loucura”, ali não há licenciaturas, doutoramentos ou estatutos, existem seres humanos que lutam quase por o mesmo objectivo, concluir e superar-se em algo a que se propuseram… E eu? Eu, adorava conhecer o mundo a correr, mais um lema, mais um objectivo, mas isto me faz sentir vivo!


Sou grato por todos os seres humanos que conheci. Por todas as histórias de vida que me ajudaram a seguir em frente e me ensinaram a relativizar o dia-a-dia. A ignorar a distância de uma caminhada, aprendi a deixar o carro mais distante quando tenho de fazer algo, porque 2 km’s não são nada, são apenas uns minutos nesta vida tão curta. Aprendi a ter o equilíbrio necessário para respeitar o próximo e principalmente para me respeitar. Consegui obter alguma paz interior.


    Como recentemente aprendi, o caminho, faz-se caminhando na vida assim é. Tens um problema hoje, enfrenta-o e tenta encontrar uma solução, reduz a ansiedade e consegues ultrapassar, com calma obtens as respostas necessárias. Já olhaste para trás e já analisaste tudo aquilo que conseguiste superar? Escreve num papel, tudo o que te lembrares.

Assim é uma prova longa, só queres concluir, não o consegues em linha recta, vais ter muitas dificuldades nas subidas, nas passagens de água, nos “single track’s”, mas quando consegues concluir o desafio a que te propuseste, a alegria da alma é imensa… “As dores são passageiras, mas o orgulho na alma, será eterno!”. Li em algures e faz tanto sentido. Depois analisas o percurso que fizeste, sabes que valeu a pena toda a caminhada que fizeste e sentes um orgulho, depois as dores passam, lá te vais inscrever em outro desafio…


Para terminar, a quem leu o texto o meu muito obrigado. Espero que faça sentido para vocês tal como faz para mim…” Lobo Solitário” nos trilhos, esperemos que em breve… até lá… Mantenho alguns treinos e vou saboreando as mensagens da natureza, sim, porque ainda vou treinando na montanha sempre que possível e permitido…

Só por hoje Sou Grato!!

 

Pensamentos do “Lobo Solitário”



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final