Pisão Xfun Race

    Mais um desafio, com a rotina habitual, madrugamos para mais uma aventura, anunciada com 17 Km e 1700 D+, não somos enganados com tal violência. Desta vez bem, os trilhos eram bem conhecidos por mim, pois já o percorri 3 vezes, duas das quais a tentar concluir o Pisão Extreme, mas fui barrado ao 29 Km. 

Que frio...
    Esta organização não me deixa de surpreender com as organizações de provas virtuais que organiza e disponibiliza e sempre a melhorar, apesar de serem provas muito duras, estou apaixonado por estes trilhos e pela serra da Arada.




Não seria um dia fácil...

    Chegámos cedo, o frio era intenso mas tinha-me lembrado que poderia estar frio. Fomos os primeiros a chegar, mas quando nos preparávamos para iniciar o desafio chegou mais pessoal "sem juízo", organizamos um trio e seguimos... Pouco depois, já enfrentávamos a primeira descida, em direcção ao


rio, uma descida com pedras escorregadias e perigosa. Desde de logo, percebemos que não seria um dia fácil, devido às chuvas e o tempo não tinha secado as pedras, entre pequenas escorregadelas chegámos à primeira passagem do rio... Era assustador observar a força da água, o receio estava presente, mas a vontade de usufruir dos trilhos era maior. Tinha sido aqui que no ano anterior, um atleta em prova foi arrastado pela força da água, mesmo há minha frente e sem nada poder fazer. Fomos procurando a melhor estratégia para passar o rio. Decisão tomada, tinha de ser ali, pé na água e sentias o limiar de estar seguro e seres arrastado. Como a Ana seguia mais a atrás, já acompanhada pelo Renato, decidimos esperar uns minutos para auxiliar a passagem nesta zona. Entre os 4 com mãos dadas e dicas , lá passamos o primeiro obstáculo sem contratempos. Iniciamos a subida...



Vou na subida focado...

    Começava o empeno, apenas a primeira subida que ia dar para uns largos minutos, quase uma hora, um passo de cada vez, com os trilhos muito bem marcados e não sabia se seriam degraus ou pedras, misturadas com degraus disfarçados, olhava e observava as paisagens, sentia-me bem, não só porque adoro fazer isto mas a nível físico sentia-me melhor... Ia ouvindo as conversas, mas nos trilhos e em subida, sou uma pessoa calada. Vou no meu sofrimento, em silêncio... Ah não, esperem, vou na subida focado, Ahahahah... Ao chegar ao topo, um registo fotográfico e umas filmagens da organização. Depois de uma subida, há sempre uma descida, mas que descida, estes "poucos 17 Km" são um verdadeiro parte penas, ui ui... O Fernando, meu companheiro destas loucuras, comenta que vamos em direcção a outro rio, eu conhecia a cada passo que dava, a memória era reactivada e sabia qual era, pois já passei aqui nos dois sentidos em prova e em treino...



Mais um presente...

    Mais uma passagem de um rio, a força da água que conseguíamos ver, era assustador e de um beleza translucida fora do habitual. Ficamos com a ideia mal o pé entrasse dentro de água, iniciaríamos uma batalha logo perdida, com tanta água a ser movimentada, uma vista excelente com uma vontade tremenda de ficar ali sentado... Mais uma vez, procuramos o melhor ponto para passar, pois onde tinha as marcações, nos parecia perigoso arriscar. Quando concluímos a passagem, também o Renato e a Ana tinham realizado o mesmo, afinal, na zona da sinalização até era uma zona confortável de tentar. Adivinhem lá! Depois de passar o rio, mais um presente... Temos de mudar a ficha, pois a opção disponível é subir, subir e subir... Calei-me, como vos disse, fiquei focado... Ahahahah...

 




Direcção a Regoufe...

    Estávamos a seguir em direcção a Regoufe, sim, é super familiar para mim e já sabia o que me esperava, descida para a Aldeia foi tranquila, entre uma caminhada, passo acelerado e uma bucha de uma sandes, lá fomos seguindo. Ao chegar, aproveitamos para abastecer as garrafas, na Aldeia como se vive as tradições, não me adianto... Mais um registo da organização, parece que andamos a ser "perseguidos"... Ahahah... Mais depois vai saber bem ver as fotos e o video que normalmente realizam. Mais uma subida, não tão acentuada como as anteriores, mas nesta altura já pesava... Consigo manter um passo constante, evitava em olhar para cima, mas estas subidas parece que não terminam... Depois de muito foco... Ahahahah... Chego ao final da subida e estava na altura de aproveitar e acelerar na descida até a "Aldeia Mágica" - Drave. Não há vontade de apreciar esta beleza rara, tantas vezes que já passei por aqui, mas é sempre melhor passar aqui o dia, almoçar e aproveitar este local com tanta história...


Última Subida...

    
    Após a passagem rápida na aldeia, seguimos para a última subida deste desafio, seriam cerca de 25 minutos em constante subida. Não é uma subida fácil, longe disso, não sei se pelo desgaste, se pela altura de cada pedra, pareciam degraus altos, que violência, uma "sr.ª subida", daquelas que sobes com tal inclinação, nem consigo descrever, entre caminhada com inclinação e uma escalada, seguia em direcção ao topo. As pernas começam a dar sinal que necessito demais preparação, ignorei. Sei que as subidas são violentas, mas a paisagem que apreciamos do topo, são extraordinárias ou esperamos que seja... De facto não me enganei, podia observar a força da água entre as montanhas, várias "frentes", as montanhas imponentes em todo o meu redor, fantástico! É por esta razão que adoro isto e me sinto em casa... Que paisagem!




Sentia o final...

    Faltariam poucos Km's, mas como sem querer o relógio parou, fiquei sem o registo para o Strava e sem hipótese de registar o mesmo neste segmento que foi criado. Não tinha a noção de quantos Km's faltariam, vou correndo lentamente, uma curta descida, acentuada, mais um curso de água, desta vez pequeno, entre algo plano e com um pouco de inclinação, fui subindo. O último registo fotográfico e mais uma mini filmagem, esta malta gosta tanto de organizar e registar os momentos, como eu adoro participar nisto. Já só pensava na conclusão... Finalmente chego ao alcatrão em modo de subida e sentia já o final, até que avisto os carros e sei que terminou... Mas que grande empeno!

Lobo solitário nos trilhos, este desafio foi excelente, como eu esperava! Parabéns a todos os envolvidos e obrigado à malta dos trilhos pela partilha dos momentos de "sofrimento", mas nós adoramos isto!!!

 Parabéns à SpotCriativo Eventos por manter o nível de dificuldade elevado e continuar a proporcionar-nos bons desafios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final