Oh Meu Deus...

    Mais um evento, desta vez a importante 10ª edição deste evento. Foi neste evento onde me estreei no desafio das 100 milhas decorria o ano de 2019. Este ano devido aos objectivos pessoais, nenhuma prova de 3 dígitos está planeada antes do desafio nos Pirenéus no inicio de Julho. 

    A dupla habitual teve de madrugar, bem cedinho para entrar neste desafio, alvorada às 04:00, para rumar a Seia pelas 04:30, a partida estava marcada para as 07:00 e a alteração de percurso este ano, devido à situação pandémica, anulava a subida à Torre, verdade, o vírus ainda anda por aí e existem algumas restrições para ser possível acontecerem estes eventos. 


Foto de "Lobo Solitário"


    A viagem foi tranquila e entre a conversa não damos conta do tempo passar, chegámos ao local da "loucura", confesso que não tinha explorado muito o gráfico e a prova, só tinha analisado superficialmente, a primeira metade seria a mais dura com as subidas e depois seria sempre a descer, confesso que não sabia o que me esperava, ou melhor, qual seria a reacção dos joelhos, esses "marotos" têm me tentado tramar e queixam-se nos últimos desafios.

Hora da partida...

    Ao aproximar-se a hora da partida, vamos ouvindo a chamada da organização, ficamos alinhados em várias filas, ouvimos as últimas dicas da organização e tenho um enorme respeito pela montanha, esta é especialmente diferente, mas se fossemos à Torre, a magia era outra, digo eu, porque a prova não nos ofereceu facilidades, mas já lá chegamos. 

    A preparação para a contagem decrescente, com música no máximo, ACDC sentia o corpo a tremer, com a adrenalina ao rubro, entre o receio e a vontade de me lançar para mais 50 km. Animação inicial, em 3,2,1... Arrancamos, atrás de um carro da GNR, a impor o ritmo, até ao momento que ficamos por nossa conta, numa subida constante em que tentava manter um ritmo, mas a subir, só pode ser lento. Quem lê as minhas descrições, sabe que o meu inicio é sempre lento, como eu digo, ao meu ritmo em fase de aquecimento, mas como cada vez me sinto melhor a subir, lá vou tentando trotar em plano inclinado...

Temperatura amena...

    Antes de qualquer prova, sempre analiso as condições atmosféricas, para ter uma noção do que me espera, decido "carregar" com as duas garrafas de água habitual, mas como estavam previstas temperaturas de 30º C, optei por carregar uma terceira garrafa. Nas preparações, verifico que tenho outro flask da Salomon danificado na costura, desde logo, preencho a garantia devido aos defeitos de fabrico e habitualmente eles enviam uma garrafa nova sem problemas, porque se danificam nas costuras, fica a dica. 

    Não sabia se iria precisar da terceira garrafa, mas peso extra, também é treino. Marco um bom ritmo nas subidas, mas desta vez sem relógio e sem ter a mínima noção dos km's, em modo de corrida, com o "chip" mental apenas a pensar no abastecimento de 14 k, seria o primeiro. A temperatura não estava elevada como inicialmente se previa, tal como dizemos, estava um bom tempo para a prática da modalidade... Ahahah...

Passando pelo abastecimento...

    Depois de fazer uma subida por bosque, uma zona bonita e fresca, ia com alma, acho que por aqui já tinha serpenteado por um bosque, depois da central hidroeléctrica, mais uma subida e lá chegamos ao abastecimento, da organização alguém solicitava os nossos números de dorsais. Esta prova em particular o 1556, será para sempre o meu número, desde a primeira inscrição, o número mantém-se "aeternum". 

No mesmo local, uma senhora simpática orientava e dizia a quem passava, se quiserem ir ao abastecimento, é para baixo, para seguir a prova é para cima, tinha água, nem me preocupei, segui em frente, continuei a subida rumo à praia fluvial Lapa dos Dinheiros... Já tinha convertido o chip para mais uns km's, próximo abastecimento, seriam mais 11 km e esta "pernada", seria a parte da prova mais difícil, rumo ao pico mais alto da prova... Ao passar na praia, bombeiros sentados a aguardar pela malta, pergunto a hora, 8:43, contas rápidas e vejo que estou com bom ritmo, tinha noção dos km's realizados...

Depois dos tubos...

   Lá continuava a luta, desta vez, uma zona mais plana, eram alguns km's, uma zona não muito agradável por condutas de água tapadas com tampas de cimento enorme,  de repente uma silva tira-me o buff, fica pendurado na vegetação e até parecia uma fita da prova... Ahahah... Volto atrás e decido colocar no punho, senti fresco aquando de ter ficado "desarmado", pois sempre corro com protecção na cabeça. Entretanto, a grande dificuldade da prova, já visível à distância, que p*t@ de muro, visualizo a subida intensa dos famosos tubos, tinha visto várias fotos desta zona e queria um dia subir... Mas caramba era necessário ser numa distância de 50k???? Ahahahah...

    Quando iniciamos a subida aos tubos, o trilho era serpenteando entre os tubos, um Zig-Zag pensava que esta primeira subida seria a única, mas após passar a colina, mais uma extensão enorme de tubo, chiça, que isto não acaba mais, ainda mais inclinado, siga na luta... Ia subindo...  Ao iniciar esta subida, mais uma pessoa da organização nos orientava para seguirmos os 50k ao invés do percurso dos 20k, pedi para me auxiliar a tirar a flask de reserva e lacei-me para esta subida.

Foto de  "Lobo Solitário"

 

    A meio da subida começo a controlar o consumo de água, mais uma pernada com a esperança que fosse a última, malta, vou resumir agora concluo que adorei esta parte da prova, mas na prova já estava cansado de tanto subir...

    Depois dos tubos, aí estava o meio da prova e parei pela primeira vez para beber e comer com calma, depois de tudo calmo, arranquei, com a esperança de iniciar as descidas rapidamente, mas nem sempre o que visualizamos nos gráficos é tão linear, as descidas não surgiam logo, um caminho com um pedrado difícil que doí-a nas plantas dos pés, sinceramente estava a ficar saturado de tal violência destas pedras, em relativamente pouco tempo, sim, na prova o tempo voa e nem damos conta, sabia que estava a meio da prova com 3h30,começo a fazer as minhas contas para as 7h a correr bem...

Sabugueiro...

    Depois de tanta pedra... lolol... Chegamos à lagoa, uma fotos e com a vontade de acelerar, ia rumo ao próximo abastecimento depois de passar a aldeia mais alta de Portugal, a minha cabeça começa a dar um nó, então não era o abastecimento, acho que me senti-a mentalmente perdido, já não sabia onde me situava, mas começa as descida e começam as descidas esperadas, aumento o ritmo, só pensava que metade já estava, ia passando pelos companheiros da luta, com todo o respeito, mas malta eu senti-a bem, só pensava a chegar ao final, o clima na serra muda e mudou rapidamente, no ponto mais alto o vento e a temperatura era desagradável, ia correndo para não arrefecer e pensava no impermeável que ficou no carro, é o facilitismo, por vezes paga-se caro, com tanto km percorrido ainda cometemos erros, mas rapidamente após alguns km's de descida, o "mau tempo" desaparece, o sol começa a aquecer e bem forte, chego ao último abastecimento, bebo uma Cola e arranco, não gastei tempo nenhum aqui, queria continuar a descer...

A última descida...

    Marcando um bom ritmo começo a fazer contas para o final, tinham falado que seriam 48k, total da prova, maravilha, estava com um tempo de prova razoável, mas não sabia qual a minha posição, apenas tendo uma ligeira noção que seria sempre a descer até cortar a meta, começa a surgir malta da prova mais curta (20K), ainda dava mais pica e por cima das pedras sentia-me a voar, quando te sentes confortável na recta final da prova só te apetece acelerar, passava pessoal, com toda a humildade só parecia que a prova tinha iniciado agora, malta, era a descer e ia com vontade de terminar, de chegar ao largo da câmara de Seia, cruzar a meta colorida, este ano a organização para os 10 anos, aprimorou-se nas decorações e na T-shirt, não sei quantos atletas passei nem qual a prova a que pertenciam, sabia que estava a concluir e o calor estava a aumentar, decidi descarregar uma garrafa de água pela cabeça para baixar a temperatura, não tinha sede, mas muito calor... Quando entramos já no alcatrão, sabia que a meta estava perto, pouco depois a pequena subida demonstra dificuldade para eu conseguir subir a bom ritmo, já só conseguia correr a descer, descarrego a segunda garrafa para refrescar, saboreei aquela água de uma forma diferente e já conhecia aquela parte e começo a ouvir o speaker, parece que ganhei alma e consegui cortar a meta em voo, devia de ter sido era a prova toda a este ritmo... Ahahahah...

Conclusão...

    Uma prova, que sempre que participo gosto, desta vez, talvez tenha sido por terem mudado o percurso, também foi a minha estreia nesta prova com esta distância, pois já participei em duas edições anteriores, nas distâncias de 3 dígitos (100 k's e 100 milhas), gostei particularmente da organização e dos abastecimentos, este ano, como conseguiram perceber, mal parei nos abastecimentos... Mas este ano foi diferente devido às condicionantes e às obrigações para ser possível acontecer este evento, no entanto, continuo a gostar desta organização, talvez porque ambiciono a participação na PT281, mas isso será para mais tarde e irá de certo concluir um bom texto no pós prova... A 28ª posição na geral foi conseguida, 6ª posição no escalão, com o tempo de 6h05m44s... 

"Lobo Solitário".. Finisher


Adorei esta participação e parabéns à organização por mais um evento bem sucedido, a 10ª edição foi realizada com sucesso!!!!

"Lobo Solitário" nos trilhos, rumo há Freita!!! Sigam os treinos!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ultra Trail da Serra da Freita - Implacável (2022)

UTMB - A Estreia 2021

Val D'Aran By UTMB - VDA - A Batalha Final