Val D'Aran By UTMB 2021 - O Reconhecimento

Val D'Aran By UTMB - Torn Dera Val D'Aran

O Reconhecimento

A primeira edição desta prova era para decorrer em 2020, mas devido à pandemia foi cancelada, a ansiedade para que a mesma ocorre-se em 2021 era muita, com datas marcadas para o evento se realizar de 09 a 11 de Julho, fomos aguardando até finalmente, estar tudo confirmado e procedermos à reserva da estadia. Acertamos como nos iríamos deslocar, devido à atual situação seria mais difícil a deslocação de avião, lá teria de ser de carro... que violência ...

Esta prova prometia pelo facto de se realizar nos Pirenéus, no entanto as pernas tremem só de pensar nos 10.700 d+ para quem, como eu, nunca ter realizado uma prova com esta altímetria e o ponto mais alto da prova a ocorrer ao km 130 (mais ou menos) com 2.610 m... medo... Uma voltinha por Val D'Aran desde inicio fazia o coração acelerar e as pernas tremerem...

O que nos atraí para a prova é o acesso direto ao UTMB, uma prova de referência do Trail mundial, a cereja em cima do bolo no mundo do Trail, apenas se for finisher... Mas tenho esperança...

A duas semanas do início da prova...

Os preparativos da prova ler e reler, ansiedade ao rubro, senti-me agitado, a cada dia mais próximo, só pensava na prova, fui comprando algum material e juntava outro para depois fazer a mala, por vezes nem sabia o que levar, outras, achava que levava pouca coisa e que nunca chegaria... Estava programado sair a dois dias da prova, por isso no fim de semana anterior, já teria de estar tudo pronto. O ritual inicia-se em espalhar o equipamento pelo chão, separado equipamento para a prova, equipamento para a base de vida e alguma roupa para circular, acho que li o regulamento 50 vezes, no mínimo, diferentes listas de compras. Ao regressar para casa do trabalho, musica de fundo e a pensar o que poderia faltar... Penso que concluí a mala sem de nada me esquecer... Mas uma misturas de sentimentos não me deixavam sozinho e teimavam a não abandonar, encontrava-me em silêncio por diversas vezes e quem me conhece sabia que algo se passava, mas são sentimentos e emoções muito próprias que ninguém sabe explicar (pelo menos, eu!!!)...

Os preparativos para a prova (metade)

A viagem...

Decidimos iniciar a viagem perto da meia noite de terça (06/07), a primeiras horas falando dos últimos acontecimentos que não os vou descrever. Poucas horas depois estamos a falar da prova, mas tínhamos muitas horas pela frente e muita conversa e ideias para trocar... A noite seria longa e algumas paragens para café e para abastecer, a família acompanhou a deslocação a esta prova, estava a felizes e ansiosos, mas os Km's a somar e pela noite dentro acabaram por ceder e adormecem, eu ainda me aguento umas horas, mas com o nascer do dia não aguento e acabo por ceder. o Fernando, aguenta-se a noite toda sempre concentrado na condução, vos confesso que não aguentava uma viagem destas e para outras ocasiões, não sei se carro será uma boa opção.

Com a continuação de depois de a minha cabeça pender algumas vezes devido ao cansaço, paramos para o pequeno almoço e tomar um café, sinceramente não me lembro quantos km's já tínhamos, mas seguramente que mais de metade da viagem já estaria realizada digamos que uns bons km's, cerca de umas 9 h de viagem, faltariam poucas horas e em breve estaríamos nos Pirenéus...

O primeiro dia em Vielha...

Vielha

Chegámos ao destino de manhã, com uma viagem direta, fico surpreendido com a resistência do Fernando, este homem é uma máquina, uma pequena volta sobre as redondezas para conhecer a beleza da zona e a cada esquina ficávamos encantados com a tipologia das casas e com a imponência das montanha ao nosso redor, ao olhar para estas paisagens ficava com um nó no estômago, com as questões internas habituais... Vamos fazer o levantamento de dorsais e o respetivo kit, umas fotos para a prosperidade...

Foto by Lobo Solitário - Eu e o Fernando

De tarde, decidimos ir a um ponto de passagem/Abastecimento da prova Artiga de Lin, tal era a curiosidade e a vontade de disfrutar. Ao chegarmos ao local, mais uma imponência ao nosso redor, parece que quanto mais conhecemos mais adoramos a zona, mas a cada momento, ficamos pequenos, com coração aos saltos e com sentimentos enormes...

Artiga de Lin

Iremos passar algures por aqui, o nevoeiro adensa-se e esconde a monstruosidade do local, mas por entre as nuvens, conseguimos ver que isto não será fácil... Mas confesso que estou encantado e com o sentimento que quero mesmo terminar este desafio...

Vista Panorâmica Artiga de Lin

O segundo dia em reconhecimento...

Neste dia decidi levantar cedo, pois tinha aterrado no sofá, literalmente na noite anterior, uma corridinha matinal de 6k para reconhecimento e para ficar registado para mais tarde recordar...  Ahahah. Agora vos posso confessar que sem saber tinha percorrido parte do trilho de inicio da prova, mas só depois da partida se "fez luz"...
    Após o pequeno almoço uma volta pela feira do evento, por curiosidade e mais uma vez pela cidade, pois o encanto é constante.
    No regresso, o Fernando vê o Jordi Gamito, comenta comigo, eu como sempre meio distraído, nem faço ideia de quem é, pouco depois passa por nós e o Fernando pede para tirar uma foto com ele, logo me prontifico a tirar uma foto também e vos confesso que não me arrependi, só pela simpatia e disponibilidade dele fiquei super fã, mas depois claro que vou pesquisar e mais uma máquina do Trail, fiquei super feliz de ter tirado uma "chapa" com ele, ficou em terceiro na nossa distância... Top... Até comentamos que cão de corredor sofre... Ahahah... Pois, ele ia a correr para algo que estaria marcado...

Jordi Gamito com os tugas...

De tarde o destino é para o outro extremo da futura prova... Meios perdidos subimos aos 2.000 metros de altitude com uma vista deslumbrante, uma cavalaria pastava por aqui, ao longe era possível visualizar uma manada, hora das fotos e um clima, não escaldante, mas ameno, pensamos que está ótimo para a prova, vamos ver amanhã...

"Lobo Solitário" a 2072 metros

Port de la Bonaigua

Fomos visitar Baqueira/Beret, uma estância de sky, em volta tudo sem neve mas conseguimos observar as várias pistas de sky, segundo consegui pesquisar 165Km de pistas de Sky nesta zona. Com árvores ao redor, aqui será instalada a base de vida, segundo a planificação teremos 100 km de prova e previsto chegar por volta das 20:30 de sábado, cerca de 26h30 de prova, pensamos nós...

Estância de Beret

Seguimos para Banhs de Tredòs, outro abastecimento e antes de iniciar a subida para o ponto mais alto da prova (2.610 m), o acesso para este abastecimento de carro não é fácil, mas após instruções de co-piloto, chegámos, mais uma paisagem brutal... UAAAUU... Os meus pensamentos, a questionar: "Será que chegas aqui?"
    Confesso que gostaria de filmar a prova do princípio ao fim, sem interrupção para conseguir ter as sensações a cada momento, não falando da paisagem, porque a cada esquina as paisagens são TOP... Não consigo publicar aqui as fotos todas, mas acreditem que só presencialmente conseguem observar a grandiosidade da montanha e sentir a tranquilidade do local...
Banhs de Tredós

Banhs de Tredòs

Parecem fotografias de postal, fotos tiradas com o meu telefone, por isso são fotos não tratadas e consegue-se visualizar a beleza...

Vielha by Night

O dia da prova...

Após uma noite de descanso, com uma boa recuperação, chegou finalmente o dia, a contagem decrescente intensifica-se, já nem sei que sentimentos são estes. Após o pequeno almoço, damos uma volta pelos arredores da vila, uma troca de ideias com um português o Miguel e seguimos para casa para a preparação do equipamento para a prova... Depois, será só equipar...

Foto by Lobo Solitário

Penso que está tudo pronto, antes do almoço, os nervos intensificam-se, mas a segurança e o querer esses ganham vida, com a atitude necessária de querer terminar e o respeito pela montanha, com o receio de não saber ao certo o que me espera, como percebem facilmente, uma mistura de sentimentos...

A linha de Partida/Chegada

Uma deslocação para café e fazer tempo, a foto da praxe a 4 h da partida... Que mistura de emoções... As mensagens de apoio da família e amigos não param... Grato a todos pelo apoio!!!

A Preparação...
    A sentir a corrente sanguínea a acelerar a cada momento, já estava perto da hora, estamos em casa a fazer tempo, mas antes do equipamento, tínhamos de reforçar o estômago uma massa com ovo mexido e um fiambre pelo meio, além da cozinheira estar de parabéns.

Alimentação Pré-Prova

Tinha sido a forma que pensamos em preparar o corpo para comida menos saudável que iriamos encontrar nas próximas 48h, pensávamos nós por outras experiências em provas anteriores e por vezes muitas vitaminas, géis e bombas energéticas de forma a aguentar a prova, as noites em exercício constantes e doses excessivas de cafeína, a minha questão por vezes no meio disto tudo, é onde está a alimentação saudável? Pois, pode não ser muito saudável, mas temos a perfeita noção que levamos o corpo a um desgaste físico e mental extremo, daí estas bombas "mais saudáveis" e sem doping e químicos (comprimidos), ambos nos recusamos a tomar em prova...
    Após este reforço, preparado com muito carinho, as famosas palavras... "Está na hora!"... O Fernando acaba de anunciar quase uma alvorada, hora de equipar... Vou para o quarto e começo o ritual de me equipar, colocar alguns cremes para amenizar as possíveis queimaduras/nos pés e em cerca de 15 min estava pronto, mais uma revisão para saber o que poderia faltar, tudo com bateria carregada e começo a sentir a adrenalina, até eu acho que tinha carregamento acima da média... Ahahah...

Partida...
    Lá vamos nós para a linha de partida, com o colete com o material obrigatório e mais umas reservas, seguramente pesava cerca de 6 a 7 Kg, mas foi uma boa compra pois este novo modelo está qualquer coisa de fantástico, pois ajusta-se de tal forma que não se sente tanto os excessos, quer de peso quer de volume, em modo de corrida podemos constatar que se molda ao corpo e nem nos lembramos o que levamos. Publicidade fora da lista, não me pagam para isso (Ahahah), seguimos estrada fora, mais uma fotos, pelos momentos, parece que nem vamos regressar. Inteiros, certamente que não... Ahahah...

Fernando e eu...

Não sabíamos se faltava algo ou não, mas com o coração a bater e as pernas a tremer, fomos para a partida com algum tempo de antecedência, fomos viver as últimas emoções antes do "tiro" tão esperado...

Vou continuar a passar as emoções vividas em prova no próximo artigo, espero que continuem a acompanhar, mas esta prova, foi A PROVA, esta montanha merece o meu respeito e um pouco de tempo para tentar vos passar a dificuldade que vivi por lá...

Obrigado a todos pelo apoio e a escrita irá continuar, ou como se escreve em inglês... To be continued... Ahahah...

"Lobo Solitário" nos trilhos...